Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
Orixás  (07-08-2015)
O Dom da Cura  (05-08-2015)
Contactos  (04-08-2015)
Início  (03-08-2015)
Tronqueira  (31-07-2015)
Casamento Na Umbanda  (30-07-2015)
Exé Sete Encruzilhada  (30-07-2015)
Sincretismo Religioso  (30-07-2015)
Votação
VOCE ACREDITA EM ESPIRITOS
SIM
NÃO
Ver Resultados


Rating: 2.7/5 (159 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...




Baianos na Umbanda
Baianos na Umbanda

 

bv1 

                                              Baianos no terreiro.

( Ponto de baiano.)
Quem tem baiano Agora que eu quero ver Dançar catira no azeite de dendê. Eu quero ver os baianos  de Aruanda Trabalhando na Umbanda Pra quimbanda não vencer Eu quero ver os baianos  de Aruanda Trabalhando na Umbanda Pra quimbanda não vencer.
O ponto acima é um "Ponto de Chamada".
O Baiano representa a força do fragilizado, o que sofreu e aprendeu na "escola da vida" e, portanto, pode ajudar as pessoas. O reconhecido caráter de bravura e irreverência do nordestino migrante parece ser responsável pelo fato de os baianos terem se tornado uma entidade de grande freqüência e importância nas giras paulistas e de todo o país, nos últimos anos. Os baianos da Umbanda são pouco presentes na literatura umbandista. Povo de fácil relacionamento, comumente aparece em giras de Caboclos e pretos velhos, sua fala é mais fácil de se entender que a fala dos caboclos. Conhecem de tudo um pouco, inclusive a Quimbanda, por isso podem trabalhar tanto na direita desfazendo feitiços, quanto na esquerda. São amigos e gostam de conversar e contar causos, mas também sabem dar broncas quando vêem alguma coisa errada. Nas giras eles se apresentam com forte traço regionalista, principalmente em seu modo de falar cantado, diferente, eles são “do tipo que não levam desaforo pra casa”, possuem uma capacidade de ouvir e aconselhar, conversando bastante, falando baixo e mansamente, são carinhosos e passam segurança ao consulente que tem fé. Os Baianos na Umbanda são “doutrinados”, se assim podemos dizer, apresentando um comportamento comedido, não xingam, nem provocam ninguém. Os trabalhos com a corrente dos Baianos, trazem muita paz, passando perseverança, para vencermos as dificuldades de nossa jornada terrena.
Os Baianos são das mais humanas entidades dentro do terreiro, por falar e sentir a maioria dos sentimentos dos seus consulentes. Talvez por sua forma fervorosa de se apresentar em seus trabalhados no terreiro, aparentem ser uma das entidades, mais fortes ou dotadas de grande energia (e na verdade são), mas na umbanda não existe o mais forte ou fraco são todos iguais, só a forma do trabalho é que muda. Adoram trabalhar com outras entidades como Erês, Caboclos, Marinheiros, Exus, etc. São grande admiradores da disciplina e organização dos trabalhos. São consoladores por natureza e adoram dar a disciplina de forma brusca e direta diferente de qualquer entidade. 
A gira de Baiano. A alegria que essa gira nos traz é contagiante.
... São muito ativos, despachados e descontraidos. Bons orientadores e doutrinadores.
São entidades que tem como missão principal o ensinamento da espiritualidade e o encorajamento da fé, pois é através da fé que tudo se consegue. Usam colares de cocos e sementes. Tendo na sua forma de trabalhar muito das qualidades de Iansã, por serem movimentadores e irriquietos, combinam esta forma de trabalhar com sua natureza onde cada um se mostra regido por um Orixá diferente assim trazendo para a gira a força das sete linhas da Umbanda.                          veja abaixo um exemplo de uma dança de baiano na gira.
Em dias de giras de baiano, geralmente os terreiros são enfeitados com folhas de coqueiros e flores amarelas.
Sua Guia: As guias a eles referentes são feitas com contas amarelas, coquinhos, frutos e sementes de plantas do Nordeste. Sua Bebida: Gostam de beber batida de coco, aguardente pura e água de coco. Geralmente os baianos fumam cigarros de palha. Sua Comida: As comidas oferecidas aos baianos geralmente são farofa, carne seca, cuscuz, rapadura e doces feitos com coco. Trabalham: Desmanchando trabalhos de magia negra, dando passes, etc,. São portadores de fortes orações e rezas. Alguns trabalham benzendo com água e dendê.
Apresentação: Usam chapéu de palha ou de couro e falam com sotaque característico nordestino. geralmente usam roupas de couro.
Nomes De Alguns Baianos:  Severino, Zé Do Coco, Sete Ponteiros, Mané Baiano, Zé Do Berimbau, Maria Do Alto Do Morro, Zé Do Trilho Verde, Maria Bonita, Gentilero, Maria Do Balaio, Maria Baiana, Maria Dos Remédios, Zé Do Prado, Chiquinho Cangaceiro, Zé Pelintra . Velas: vermelhas,amarela, branca, amarela/preta Saudação: é pra Bahia! Local para entregas: pé de coqueiros.
Conversando com Deus
Mensagem
Pedi força e vigor Deus me mandou dificuldades para me fazer forte
Pedi sabedoria Deus me mandou problemas para resolver
Pedi prosperidade Deus me deu energia e cérebro para trabalhar
Pedi coragem Deus me mandou situações para superar
Pedi amor Deus me mandou pessoas com problemas para eu ajudar
Pedi favores Deus me deu oportunidades
Não recebi nada do que queria, Mas, recebi tudo o que precisava!

Deus meu
Mensagem
Deus... Dai-me o poder de não desanimar De poder olhar para o futuro com alegria De esperar todos os dias algo de bom...
Deus... Não me deixe desistir Levante-me os olhos para a vida, e que ela possa me parecer linda sempre.
Deus... Não permita que eu saia do meu caminho, mesmo ele estando em dificuldades, mesmo que pareça impossível chegar ao fim.
Meu querido Deus... Não deixe que eu me esvazie, que me sinta triste e sem coragem. Não deixe que eu pare diante de situações difíceis... Que eu me distancie dos meus sonhos!
Deus... Só o Senhor tem o poder de me iluminar, então, faça da minha vida uma claridade plena, faça que meu coração sinta a luz do amor, e que eu possa dar amor ao meu irmão sem medir esforços.
Deus meu... Eis um filho seu implorando ajuda, pois sem a sua mão estendida, nada neste mundo pode ser perfeito. Por isso, venho aos seus pés e peço: - Me dê a chance de acertar, de lhe dar orgulho em ser do seu reino, de saber o seu valor.
Deus... Lhe peço ainda: - Não me deixe parar nunca, e que minhas esperanças se renovem a cada dia!

A VIDA ( I )

Queixar-se da vida é sinal de debilidade, é não enfrentar os problemas inerentes à vida. Queixar-se da vida é fugir à responsabilidade, é viver como um espectador, é ficar à margem da realidade, é não comprometer-se. Queixar-se da vida é rejeitar a vida. Aceitar a vida é não queixar-se. É estar dentro. É sentir-se responsável pelo que acontece: todo problema é também meu problema. Sem aceitação, não se vive a vida. Aceitar é não mais simplesmente informar-me acerca da vida. É deixar apostura de espectador. É compreender a vida como ela é. É aceitar a vida. Ao aceitar, a vida passa a fazer parte daquele que a aceita. E viver passa a ser então uma aventura, cuja transformação contínua, faz valer a pena viver. A VIDA ( II ) “Nossa vida só acontece uma vez e não podemos jamais verificar qual seria a boa ou má decisão, porque, em todas situações, só podemos decidir uma vez. Não nos é dada uma segunda, uma terceira ou uma quarta vidas para que possamos comparar decisões diferentes”. Milan Kundera “A vida de uma pessoa é um misto, sempre em mutação, de experiências relevantes do passado, circunstâncias imperativas do momento, e , esperanças e expectativas quanto ao futuro. Na medida em que a pessoa logre descobrir um sentido nesse turbilhão de lembranças, fatos e aspirações, ela terá uma vida significativa e satisfatória”. Louise M. Berman “Feliz é aquele que aprendeu a resolver conflitos com um grau razoável de competência e a estabelecer prioridades, de modo a poder colocar em perspectiva correta os impactos do momento”. Louise M. Berman “Se assumirmos o ponto de vista do filósofo-cientista em relação á vida, NÃO EXITEM FRACASSOS. Toda experiência, na verdade, só produz RESULTADOS e aprendemos com ela. Nós não perdemos com a experiência, ao contrário, acrescentamos alguma coisa à nossa habilidade, seja qual for o resultado”.
A VIDA ( III ) Toda vez que você se sente infeliz, algo está lhe dizendo que as pessoas e coisas não estão satisfazendo os padrões que você estabeleceu como certos. Ao assumir total responsabilidade por tudo o que você sente e por tudo que lhe acontece, você nunca mais culpará as pessoas e as situações externas pela infelicidade que possa estar sentindo. Perceberá que culpar os outros é uma fuga. Por exemplo, uma pessoa afetuosa, vive num mundo afetuoso. O modo terno e compreensivo dessa pessoa reflete-se em quem a rodeia. Da mesma forma, uma pessoa hostil vive num mundo hostil. Se você trata as pessoas com hostilidade, se você vê os outros como competidores, se você revela ira, escárnio e antagonismo, você acaba fazendo com que as pessoas à sua volta assumam estas mesmas características REFLEXÃO SOBRE A VIDA Quando se compreende que tudo na vida é mutável, descobre-se a vida. Justamente por ser instável, a vida se torna interessante de ser vivida. Por mais que a vida nos desagrade, não é fácil deixá-la Perseverança e um objetivo. É tudo o que precisamos. É fatigante viver para satisfazer aparências. A verdadeira paz é a paz interior
A VIDA ( IV ) “Nossas vidas são documentos originais que somente nós podemos criar. Ou os criamos, ou ele jamais existirão”. “Quase todos nós nos sentimos culpados por levarmos nossas vidas num nível abaixo de nosso nível autêntico”. “A vida não pode ser o transcorrer monótono da rotina cotidiana. A vida é a sublime inquietação de conhecer e realizar”. “Podemos não saber como será o dia de amanhã, mas o dia de hoje é a oportunidade que nos é oferecida para participarmos do milagre da vida”. “Nunca saberemos onde a estrada da vida nos levará, nem o que iremos sofrer. Entretanto, uma coisa sabemos: temos que olhar para nós mesmos e viver a vida plenamente em todos os seus momentos”. “Uma das crises mais típicas da vida do homem, e provavelmente uma das mais decisivas, é a crise da passagem do chamado homem comum para o nível do homem superior, porque assinala o início do crescimento consciente”. “Na estrada da vida, seus últimos dias serão de dor, se você enganou o homem que o fita no espelho”.
A VIDA ( V ) Todos os dias Deus nos dá – junto com o sol – um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. Todos os dias não percebemos este momento. Hoje é igual a ontem e será igual a amanhã. Mas, quem presta atenção ao seu dia, percebe o instante mágico que nos permite fazer milagres. O instante mágico do dia nos ajuda a mudar, nos faz ir em busca de nossos sonhos. Vamos sofrer, vamos ter momentos difíceis, vamos enfrentar muitas desilusões, mas no futuro, poderemos olhar para trás com orgulho e fé, pois a felicidade é geralmente uma conquista. Pobre de quem teve medo de correr riscos, porque quando olhar para trás – sempre olhamos para trás – vai escutar seu coração dizendo: “esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste tua vida”. Pobre de quem escutar estas palavras, porque os instantes mágicos terão passado.
A VIDA ( VIII ) “A vida é maravilhosa quando não se tem medo dela”. Chaplin “Não há nada que dê tanto trabalho quanto interessar-se pela vida. Só os eleitos são capazes”. Gide “Há pessoas que estão sempre atribuindo às circunstâncias, aquilo que são. As pessoas bem sucedidas são aquelas que criam as circunstâncias que necessitam”. Bernard Shaw “Viver é descobrir-se a cada dia, é querer ser, é sonhar”. Dyer “Nada lhe pertence mais que seus sonhos”. Nietzche ‘Gosto mais dos sonhos do futuro do que histórias do passado”. Jefferson ‘Viver é sofrer, descobrir, ter saudade, resplandecer para a alegria, ter esperança”. Assagliori A VIDA ( IX ) Não existe um problema que não ofereça um aprendizado para você. Você tem os problemas que precisa, para aprender com eles. Nunca surge um problema sem que você tenha condições para resolvê-lo. Nunca dê as costas para os problemas, antes de ter certeza de que não tem mais nada a aprender com eles. Aprender é descobrir aquilo que você já sabia. Aquilo que você não aprendeu por si, você não sabe. É impossível aprender aquilo que você pensa já saber. Você aprende pela descoberta, não por ouvir falar. Ensinar é lembrar aos outros o que eles já sabiam. Ensinar é também a oportunidade de descobrir melhor o que você já sabia. Você ensina melhor o que mais precisa. Aprendizado é você entender algo que já sabia, de uma outra forma. Há um conhecimento secreto e intocado dentro de cada pessoa. Viver com sabedoria é a aventura de descobrir esse conhecimento. Educa melhor quem primeiro se educou. A educação se alimenta da cultura. A cultura é o maior testemunho do potencial humano.
A VIDA ( X ) “Cada um é o artesão de seu destino”. (Appius ) “O homem é um espírito livre, capaz de determinar seu destino e sua história”. “Viva de modo a nunca se arrepender do que diga ou faça”. “Sua única obrigação é ser sincero com você mesmo”. “Não posso mudar as coisas mas posso mudar minhas atitudes”. “Mudando meus valores, mudo minhas atitudes”. “Nada preenche mais o vazio existencial do que a descoberta do propósito de nossas vidas”. “Fugir disso só aumenta nosso vazio existencial “Quando sabemos porque viver, fica fácil descobrir como viver”. “Quando descobrimos o propósito de nossas vidas, descobrimos os valores que a nortearão”. “Sua consciência é a medida da honestidade de seu ego. Você não tem segredos que sua conduta não revele”. “Viver é de todos; viver bem, de poucos; viver com consciência, de pouquíssimos”. ( Mantegazza ) “Crer na fatalidade é criá-la para nós mesmos”. ( George Sand ) “Existem mais pessoas que capitulam do que pessoas que fracassam”.
A VIDA ( XI ) “A vida não é o bem nem o mal, mas simplesmente o cenário do bem e do mal”. “Nossa capacidade de pensar permitiu que construíssemos a civilização e dominássemos a tecnologia, mas também nos complicou bastante a vida”. “Um dos traços mais pronunciados da vida moderna é a repressão das emoções”. “Dor é sempre uma dor, seja ela física ou moral”. “Por pior que possa parecer a situação, o Ser Humano jamais deve perder a esperança de que dias melhores virão”. ” O mundo está tão desestruturado e sem paradigmas que, alguém que demonstre firmeza, tende a ser seguido. Todos estão atrás de profetas”. “Não existe nada mais incerto e perigoso do que iniciar uma nova ordem das coisas”. “Mau será o dia em que o homem se tornar absolutamente resignado com a ordem das coisas, quando não mais estiver batendo nas portas de sua alma um desejo de fazer algo maior”. “O homem é por si um poderoso agente provocador de mudanças no ambiente, que as aceita passivamente. Mas, paradoxalmente, o homem oferece forte resistência às mudanças de si mesmo”. “Com vontade, criatividade e disciplina, o Ser Humano pode se tornar senhor de seu tempo e se colocar a serviço da humanidade”. “É dos altos espíritos aspirar grandes coisas. Todos nós temos os atributos da grandeza”. “Também o impulso ao pensamento é o impulso à vida”. “Minha carne pode ter medo da morte, eu não”.
A VIDA ( XII ) “Ao homem foi dado, o espaço de tempo de uma vida, para se formar. Este tempo não pode ser gasto noutra coisa”. “A arte das artes, é formar o homem, que é o mais versátil de todos os animais”. “A vida não deve ser o transcorrer monótono da rotina cotidiana”. “A vida deve ser a sublime inquietação de conhecer e realizar”. “A vida é uma aventura, ou então não é nada”> “Na estrada da vida, você pode enganar o mundo inteiro, mas seu último momento será de dores e lágrimas, se você enganou o homem que o fita do espelho”.
VIDA ( XIII ) “A realidade da outra pessoa não está naquilo que ela revela a você, mas naquilo que ela não pode lhe revelar”. “Se você quiser entender as pessoas, escute, não o que elas dizem, mas o que elas não dizem”. “A dinâmica do mal está na tentativa de fazer com que o mundo seja diferente do que é, transformá-lo naquilo que ele não pode ser – um lugar livre do acaso, de impurezas e da morte”. “A vida é a síntese de todos os opostos que constituem a vida: alegria e tristeza, sucesso e fracasso, acerto e erro”. “Se alguém examinar seus pensamentos, vai descobrir que eles estão sempre direcionados para o passado ou para o futuro… Assim, jamais estamos vivendo realmente, mas, esperando viver. Já que estamos nos preparando para ser felizes, é inevitável que jamais cheguemos a sê-lo”. “Seja paciente com as coisas não resolvidas em seu coração… Tente amar as próprias questões… Não queira obter agora as respostas Que não podem ser dadas Pois você não seria capaz de vivê-las. O importante é viver as questões agora. Talvez você possa, então, Pouco a pouco, Sem mesmo perceber, Conviver, algum dia distante, Com as respostas”.
A VIDA ( XIV ) “Não faça da vida apenas uma sucessão de dias que se vão vivendo”. “Faça da vida uma obra sólida de ideais, poesia elevação espiritual e amor”. “Normal é a pessoa que ama e trabalha. Pelo amor a pessoa recria e transfigura os outros”. “Pelo trabalho a pessoa transforma o mundo e se faz útil e solidário com o destino de seus semelhantes”. “Amar é reconhecer e aceitar as diferenças entre as pessoas”. “Amar é dar a mim o que é meu, para dar a você o que é seu”. “Amar é não precisar me justificar para obter sua aprovação”. “Se eu me odeio, não sei te amar Se eu me desprezo, não sei te respeitar Se eu me respeito, não sei te desprezar Se eu me amo, não sei te odiar”. “Gostar de mim é mergulhar na dor que me chega, ao invés de evitá-la a todo custo, e aprender com ela”. “Analisando a dor, descubro o que me provoca a dor e me conheço melhor”. “A dor é um buraco às avessas: quanto mais eu mergulho nela, mais eu venho à superfície”.
A VIDA ( XV ) “O mais belo momento da vida, o mais carregado de futuro, é o momento presente”. “Um homem que não sabe ouvir, não pode escutar os conselhos que a vida lhe dá”. “A cada instante, só quem escuta o ruído do presente, pode caminhar tranquilo”. “Uma ameaça não pode provocar nada se não é aceita”. “Atacar ou fugir fazem parte da luta. O que não faz parte da luta é ficar paralisado”. “Não use seu tempo com descuido. Ele não pode ser recuperado”. “Não vemos as coisas como elas são. Vemos as coisas segundo nós mesmos”. “Faça com que o refinamento faça parte de sua vida”. “Daqui alguns anos, o mundo será um pouco melhor, se você tiver ajudado uma criança”. “Todo mundo tem uma escolha na vida: ser amoroso ou rancoroso, doador ou tomador”. “O avaro se torna escravo de suas próprias posses”.
A VIDA ( XVI ) “Quando se descobre que tudo na vida é mutável, torna-se mais fácil viver”. “Justamente por se mutável a vida se torna interessante de ser vivida”. “O verdadeiro objetivo da vida é nosso aperfeiçoamento pessoal”. “Perseverança e um objetivo é tudo que precisamos”. “É fatigante viver para satisfazer aparências”. “Progresso lento é melhor do que ficar parado”. “A satisfação é proporcional ao esforço dispendido”. “Cada um tem o direito de escolher o seu próprio caminho”. “Não imponha limites à sua vida”. “A vida é que nos diferencia; na morte somos todos iguais”.
A VIDA ( XVII ) ” Nada acontece ao acaso”. ” Tudo o que fazemos é parte de nosso futuro”. “Se tiver que discutir, faça-o com serenidade”. “Para tudo existe o momento oportuno”. “Fazer tudo é tolice. Sabedoria é fazer o necessário”. “Não basta ter o saber. É necessário saber usá-lo”. ´´O sinal mais seguro da sabedoria é a constante serenidade”. “O saber não deve ser acompanhado do orgulho”. “A maior conquista do saber é o conhecimento de si próprio”. “A verdadeira paz é a interior”. “Sem a voz interior, nada sou”. “Virtude oculta de nada serve”. “Um sábio não pode ser substituído”.

 

QUEM AMA NUNCA ESTÁ SÓ
 
 
 Por que tanta tristeza neste seu coraçãozinho, por acaso não  existe alguém que ame? Tenho certeza que sim e aquele que tem alguém que ama com certeza nunca está só, nunca mesmo.
Pois a energia do amor é tão forte que nos sustenta e nos dá vida, não desfaça esta energia maravilhosa com tristezas, não faça  isso, o amor é uma dádiva Divina, aquele que consegue senti-lo em sua  pureza, com certeza já se adiantou na espiritualidade.
Não é fácil chegar a este ponto, trabalhar o nosso interior a ponto de sentir o amor puro, e o amor puro é o amor antes de tudo  fraterno, muitos grandes amores se iniciam com uma amizade, não sabemos o porquê mas aquela pessoa amiga é muito especial para nós, tão especial  que sempre corremos para o seu colo para receber um alento, um conselho, uma força.
O amor nesta forma é tão nobre que se satisfaz em ver o alvo de nosso amor feliz não importando se é com a gente ou com outrem.
O que importa é vê-lo bem, estando perto ou não, nesta terra ou em outra dimensão. Logicamente que os amores assim são recíprocos,  reconhecem-se mais cedo ou mais tarde nesta vida, mas somente na hora  certa, determinada por Deus.
Agora quem conhece este tipo de amor, não tem como se sentir só, mesmo estando longe, a alegria de ver este amor bem preenche-nos de tal forma, que sentimos a necessidade de abrir os braços e receber  neles todos aqueles que necessitam de amor e o mais importante a  necessidade de doação é tanta que não nos importamos com os revezes da  vida.
É exatamente esta doação que nos fará pessoas melhores  tornando possível o reencontro com aquele ser especial que antes de  amá-lo de forma humana você o amou fraternalmente em espírito.
Não negue a você mesmo o direito de continuar a sua estrada e semear amor em seu caminho, o melhor bem que você pode fazer a alguém  que ama muito é exatamente ficar bem.
Muitos se entregam a solidão, não dão oportunidade a si  próprios de refazer a sua vida, outros na ânsia de arrancar o sofrimento de seu coração passam a ter uma vida turbulenta, em ambos os casos  estão perdendo a oportunidade de se aprimorar além de se tornarem  extremamente egoístas.
Faça algo por quem você ama e por você mesmo, no amanhecer  de um novo dia arregace as mangas e enfrente a vida, usando a arma de  teu amor puro para vencer.
 

 

Fiquem em paz, Ditado pelo Irmão da Paz psicografado por Luconi 16-07-2012
 
Conselhos de Preto Velhos

 

Crises – Por Pai João de Aruanda

Meu filho está confuso? É preciso coragem para modificar, para decidir e ousar. A vida, meu filho, só permite a vitória daqueles que ousam. que decidem, que realizam. Quando a crise visita os meus filhos, é que já é hora de modificar alguma coisa. A crise é sentimental? É preciso modificar a visão a respeito de si e do outro e promover as mudanças. O amor só sobrevive se for alimentado, adubado e regado com carinho, doçura, pequenos gestos; enfim, uma série de coisas aparentemente pequenas, muito importantes para manter a vida sentimental. A crise é econômica? Que tal modificar a forma de gerenciar sua vida, seus negócios e suas próprias aspirações? A crise, quando se apresenta na área social, é um convite à reavaliação de suas posturas, de sua forma de ver a vida e de seu envolvimento com o mundo e a sociedade. É preciso que as pessoas se sintam apaixonadas. Sem envolvimento. sem apaixonar-se por uma idéia, uma pessoa ou um ideal, a vida parece perder o sabor. Qualquer crise, meu filho, é uma forma mais direta que a vida encontra de nos dizer que temos de modificar algo ou nós mesmos. Isso não é fácil, eu sei! Mas é possível realizar, os desafios existem para estimular a gente a crescer e encontrar uma saída mais simples, ou para nos empurrar rumo a uma solução que está muitas vezes ao nosso lado o tempo todo. É que a gente se acostuma fácil com a boa-vida e se acomoda. “Deus ajuda a quem cedo madruga” — esse aforismo popular é um reflexo da mais pura realidade. É preciso começar cedo a se organizar e procurar soluções. Quando falo em organização, meus filhos acham que é algo difícil de realizar. Mas afirmo que as coisas só são difíceis enquanto você achar que é difícil. Quando os meus filhos decidirem que é preciso, que é possível, e assim aliarem sua vontade de realização ao conhecimento de sua necessidade, aí será fácil. Reclamar, chorar e adiar decisões não resolve problema algum. Aliás, meu filho, tem algumas coisinhas que você poderá fazer em benefício próprio. Não adie aquilo que você tem de fazer. Adiar é uma forma de sabotar a si próprio. Não procure culpados ou culpas, vá atrás de soluções e assuma sua responsabilidade. Aprenda a se organizar e agir. Meus filhos estão acostumados a reagir e, então, não conquistam a vitória. Choram e lamentam, mas ainda isso é uma reação. Seja uma pessoa ativa. Em vez de reagir, aja. Uma ação é muito mais inteligente do que uma reação. É preciso ter coragem para mudar. As crises são o grito da vida nos chamando à modificação.
“Vovó vem descendo a ladeira carregando o seu ramo de guiné. Ela foi parteira das negras da senzala, mas também das sinhas,filhas de fé.”
EXTRAIDO DO LIVRO: “SABEDORIA DE PRETO VELHO” DE ROBSON PINHEIRO POR PAI JOÃO DE ARUANDA
 OS PRETOS VELHOS
O Preto-Velho é uma entidade cultuada nas religiões afro-brasileiras, sendo espíritos de velhos africanos (homens e mulheres) que viveram nas senzalas maioritariamente como escravos e morreram de velhice.
Na Umbanda estas entidades apresentam-se estereotipadas: são anciãos negros, com o cachimbo na mão, grandes sábios, conhecedores da ervas e sua manipulação, bem como da magia divina.
No Cadomblé, são considerados Eguns (almas desencarnadas).
Na Umbanda, os Pretos-Velhos são homenageados no dia 13 de Maio, dia da abolição da escravatura, dia em que foi assinada a Lei Áurea.
O Preto-Velho é fruto de circunstâncias únicas que existiram no Brasil, sendo a mais carismática entidade dos terreiros de Umbanda.
Os escravos eram trazidos de África para o Brasil, e após a sua chegada pouco tempo sobreviviam. As árduas condições de vida, má alimentação, muito trabalho, falta de salubridade, resultavam numa média de vida de sete anos. Alguns conseguem sobreviver e alcançar uma idade avançada, e assim surge a figura deste escravo “Preto-Velho”, que personifica o patriarca da raça, com cabelos brancos, experiência de vida e uma enorme sapiência. O “Preto-Velho” é então o sábio que deve ser consultado, o sábio que deve ser ouvido, é aquele a quem se recorre quando se procura um conselho e uma orientação.
O Preto-Velho é uma entidade marcada pela tolerância, pela caridade e simplicidade, pelo amor ao seu semelhante.
OS PRETOS-VELHOS NOS TRABALHOS ESPIRITUAIS DE UMBANDA:
Nos trabalhos espirituais os médiuns incorporam entidades com diversos níveis de evolução, níveis evolutivos esses que se dividem em 3:
AS CRIANÇAS:
São chamadas de eres ou ibejis.
Representam a pureza e a inocência.
OS CABOCLOS:
Nestes incluem-se os boiadeiros, caboclos e caboclas. Representam a força e a coragem. Apresentam a forma de um adulto.
OS PRETOS VELHOS:
 Nestes se incluem os tios e tias, pais e mães, avôs e avós, todos na sua forma idosa, que representa o conhecimento e sabedoria, a fé.
 
NOMES DE ALGUNS PRETOS-VELHOS:
Os Pretos-Velhos podem apresentar-se como Tio, Tia, Pai, Mãe, Avó, Avô, no entanto são todos Pretos-Velhos, sendo que, os que são tratados por vovô ou vó são os mais velhos.
Os Pretos-Velhos apresentam-se com nomes que permitem identificar a sua nação de origem, tal como acontecia na época da escravidão (ex. Guiné, Moçambique…), seu orixá regente, evidenciando a sua actuação propriamente dita. Assim temos:
- Aruanda:
Ex. Pai Francisco de Aruanda.
Aruanda significa “céu”. Refere-se a Pretos-Velhos activos na linha de Oxalá.
- Calunga, Cemitério ou das Almas:
Ex: Pai Francisco da Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas.
Refere-se a Pretos-Velhos activos na linha de Omulu/Obaluayê.
- Congo:
Ex. Pai Francisco do Congo.
Refere-se a Pretos-Velhos activos na linha de Iansã.
- D’Angola:
Ex. Pai Francisco D’Angola.
Refere-se a Pretos-Velhos activos na linha de Ogum.
- Matas:
Ex: Pai Francisco das Matas.
Refere-se a Pretos-Velhos activos na linha de Oxóssi.
Os Pretos-Velhos masculinos, nomeadamente são:
 Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José de Angola, Pai Francisco, Pai Jacó, Pai Benedito, Pai Anastácio, Pai Jorge, Pai Luís, Pai Maneco, Pai Mané,  Pai António, Pai Cipriano, Pai Roberto, Pai Tomás, Pai Guiné, Pai Jobim, Velho Liberato…
Os Pretos-Velhos femininos, nomeadamente são:
Maria Conga, Vó Catarina, Mãe Maria, Mãe Cambina; Mãe Sete Serras, Mãe Cristina, Mãe Mariana, Mãe Cambinda, Vó Cecília, Vó Quitéria, Vó Ana….